sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Fechando as dicas de sábado

Dá vontade de não contar pra ninguém, pra não encher demais. Infelizmente, não posso deixar os leitores da Agenda sem saber: o Samba da Ouvidor é simplesmente maravilhoso. A rua é aquele pedacinho da Ouvidor perto da Praça XV, com aquele casario antigo, lindo. Em volta do samba, dois ótimos restaurantes (Antigamente e Casual), um excelente boteco (Toca do Baiacu) e a mais carioca das livrarias (a Folha Seca). O ser humano só pode ser muito feliz quando prova o pastel de costela do Antigamente, almoça um arroz de tamboril com camarões no Casual e toma um cafezinho na Folha Seca, fuçando os livros de samba e futebol e batendo papo com os simpaticíssimos donos Rodrigo Ferrari e Daniela Duarte. Se conseguir depois uma Serra Malte na Toca do Baiacu, melhor ainda.

E o samba? É o mais incrível de tudo: a excelência do repertório escolhido por Gabriel Cavalcante -cavaquinho,(o Gabriel da Muda;
Tiago Prata-violão de 7 cordas,(o Pratinha;
Anderson Balbueno, Jorge Alexandre e Fábio Cazes-percussão;
Paulinho Bicolor-cuíca e Zé Leal-tamborim. Nossa, quem acha que sabe todos os sambas vai aprender muuuito lá. Eles vão fundo, pegam coisas pouco conhecidas de Walter Rosa, Noel Rosa de Oliveira, Chatim, Anescarzinho do Salgueiro... Além, é claro, de Monarco, Alberto Lonato, Candeia, Manacéa... O amor dos garotos ao samba é quase palpável. A idéia, lá, é mostrar o ouro que se esconde no passado. Sem desmerecer o presente, diga-se de passagem.

Taí um programa perfeito para o fim de tarde. Mesmo com chuva rola, porque apesar de ser na rua, há um toldo sobre os músicos. Lembre-se apenas que o samba é quinzenal. Se estiver em dúvida, telefone antes pra saber se é o sábado que tem.

Horário: Sáb (15h) Apenas na primeira e terceira semana do mês.
Couvert: Sem couvert
Consumação: Sem consumação
Endereço: Rua do Ouvidor, na altura do número 37 (Centro) 22244159/25077175 (da Folha Seca, livrar Rio de Janeiro _RJ

O grupo Barraco Total se apresenta tocando choros e samba. A turma é remanescente do grupo "Eles que Digam" que toca há anos em Niterói. É formado por Cléber no bandolim, Lula no cavaco, Vander no 7 cordas, Jairo no tan-tan e José Antônio, que toca com Luiz Carlos da Vila, no pandeiro.
Horário: Sáb (17h)
Couvert: R$5,00
Endereço: Na praia de Itaipú, 24. O bar fica do lado esquerdo, à beira da areia. (Itaipú) 2709-2332 Niterói _RJ_

Nenhum comentário: