segunda-feira, 2 de março de 2009

Pedra do Sal

A roda que acontece toda segunda na Pedra do Sal é uma das melhores da cidade, atualmente. A Pedra é aquele lugar histórico e agradabilíssimo aos pés do Morro da Conceição, na Gamboa. O samba é comandado pelo grupo Batuque na Cozinha, liderado pelo percussionista e gente-boa André Pressão. O espaço é democrático, sempre chegam músicos e compositores para tocar e cantar. O som é acústico. Bacana que eles abrem espaço para as pessoas cantarem músicas de sua própria autoria.

O samba começa às 18 horas, mas a partir das 16 horas já é servido um PF no Bodega do Sal, boteco ao lado da roda. Pode ser carne assada com macarrão, rabada... Depende do dia. O boteco é daqueles da antiga, com mesas de madeira escura e cervejas de garrafa.

A música costumava acabar às 22 horas, mas está tudo tão animado e gostoso que pode ir até as 23h.

Como chegar: fácil. Não tem o Largo São Francisco da Prainha, onde tem a roda dos Escravos da Mauá? Então, pegue a rua à esquerda do Largo (rua, não o beco), siga em frente e vire à esquerda.

Se chover o samba rola, porque agora eles têm um toldo.

Ei, estreou às quartas no mesmo local uma outra roda, focada em sambas inéditos e comandada por compositores como Raul Dicaprio, Anderson Baiaco e Wantuir.

Opa! Agora tem samba às sextas também, com o grupo Raiz da Ilha. Ainda não conheço; a
formação é Douglas O'Neill-cavaco e coro;
Eduardo- "Charuto"-tantã e coro;
Tiago "Bahia"-voz e reco-reco;
Alessandro-"Sandro", voz e pandeiro;
Douglas Gomes-violão e coro.
O repertório tem Cartola, João Nogueira, Jovelina Pérola Negra, Candeia, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Mart'nalia e outros.


Horário: Seg (18h) Qua (18h) Sex (19h30)
Couvert: Sem couvert
Endereço: Rua Argemiro Bulcão, 38 (Gamboa) 95285060 Rio de Janeiro _RJ_